terça-feira, 27 de março de 2012

Água: Não espere a sede chegar!




 
Conforme a fonoaudióloga Tatiani Aparecida Rossini que trabalha com Aperfeiçoamento de voz e oratória; Reabilitação da Musculatura Facial; Reabilitação da Respiração e Disfagia (dificuldade de engolir), a água desempenha diversas funções no organismo, sendo vital o seu consumo adequado. “Ela tem importante participação nos processos de digestão, absorção, transporte de nutrientes, oxigênio; auxilia a regulação  do equilíbrio térmico (temperatura do corpo); auxilia a eliminação de toxinas pela urina; mantém o tônus muscular, permitindo que o músculo se contraia e prevenindo a desidratação deixando a pele com aspecto saudável (hidratada); ajuda a prevenir o aparecimento de pele flácida e ainda é utilizada no processo de respiração e melhora a voz” afirma.
Você sabia que a água é a molécula mais importante do corpo humano, presente em maior abundância no nosso organismo?  E que o corpo Humano é constituído em 70% por água.

Como verificar se o corpo está desidratado?
Segundo a profissional sintomas como problemas de memórias de curto prazo, dificuldade de concentração, além de boca seca, lábios rachados, confusão mental e diminuição da urina podem ser sintomas de desidratação.
Quais são as formas de ingerir água?
A indicação padrão é o consumo de 02 litros de água por dia, o que equivale a 08 copos de 250ml cada ou 04 garrafas de 500ml. É importante ressaltar que para voz o ideal é ingerir em pequenos goles para sempre deixar hidratada a laringe diz Tatiani.
É verdade que não devemos esperar pela sede para nos hidratarmos?
A fonoaudióloga refere que o corpo humano não consegue "estocar" a água que se consome porque ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente , já que quando os níveis de água no organismo se reduzem, ele passa a trabalhar em menor intensidade para poupar líquidos e prevenir a desidratação. “Quando sentimos sede já estamos em processo de desidratação” afirma. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos. A sede, em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo.
O que deve fazer uma pessoa que não consegue beber uma quantidade razoável de água diariamente?
Se você quer ser saudável, crie o hábito de levar sempre uma garrafa com água na bolsa ou fazer pequenas pausas para garantir uma reposição adequada e assim, manter a saúde e funções básicas do organismo. Ao olhar para a sua garrafinha, você automaticamente irá lembrar que tem que tomar água- finaliza Tatiani



Nenhum comentário:

Postar um comentário