quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O que é Disfunção Tubária?


A tuba auditiva é um canal de comunicação entre a orelha média e o nariz e propicia a equalização das pressões entre orelha externa e média.

Existem alguns fatores que alteram o funcionamento da tuba como alergias, adenóides hipertrofiadas, barotrauma, palato fissurado, tumores na rinofaringe e fatores de desenvolvimento.

A obstrução tubária parece ser de dois tipos: funcional e mecânica.

A obstrução funcional é comum em lactentes e crianças pequenas, porque a parte cartilaginosa da tuba é flácida e muito mais horizontalizada, tornando os músculos tensores menos eficientes, fazendo com que o líquido ingerido chegue à orelha média com mais facilidade.

Já a obstrução mecânica da tuba auditiva pode ser provocada por inflamação, principalmente, das vias aéreas superiores.

A alergia também é considerada como um dos fatores etiológicos do surgimento das otites. Alguns autores têm assumido o inchaço da mucosa associado à alergia nasal a causa da obstrução da tuba.

Os sintomas mais frequentemente relatados pelos pacientes são: sensação de ouvido tapado, sensação de diminuição da audição e dores de ouvido.

A qualquer sintoma, o médico otorrinolaringologista deve ser procurado e a audiometria e imitanciometria deverão ser efetuados pelo fonoaudiólogo a fim de obter o diagnóstico e ser indicado tratamento.
Deixe seu comentário ou sugestão de tema!
Fonte: http://fonobrasil.blogspot.com.br/2009/05/disfuncao-tubaria.html

Um comentário:

  1. Creio que estou com algum problema no ouvido, já consultei com médico Otorrino, mas ainda não pude fazer a audiometria como ele recomendou. Mais, tenho que fazer urgente esse exame, minha audição diminuiu, sinto volume interno, e quando me deito sinto latejar a cabeça, como se fosse algum tipo de pressão. Por isso entrei aqui no Google para obter maiores informações. A parte que mais me preocupa, é que sou músico, e isso já está me atrapalhando demais.

    ResponderExcluir