terça-feira, 15 de maio de 2012

TRATAMENTOS DO RONCO E APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO

É importante que o diagnóstico da Apnéia seja identificado para que em seguida possa ser planejado as formas de tratamento – diz a fonoaudióloga Tatiani que trabalha com reabilitação da respiração. O diagnóstico é feito através de um exame chamado polissonografia, espécie de “check-up do sono”  refere a terapeuta complementando o seguinte: este é um exame que faz o registro completo da atividade elétrica cerebral, da respiração e de sinais indicativos de relaxamento muscular, movimentos oculares, oxigenação sanguínea, batimento cardíaco, conforme o objetivo do estudo do sono; também é útil para o diagnóstico de insônia e dos distúrbios respiratórios do sono, sonambulismo, ranger de dentes (bruxismo), fibromialgia e outros. A partir deste exame observa-se na maioria dos casos uma flacidez excessiva de base de língua, estando esta com o posicionamento muito elevado na região posterior favorecendo o colabamento da língua na parede da orofaringe enquanto o indivíduo dorme – menciona a profissional.

 Algumas medidas gerais podem ser suficientes para resolver o ronco ou apnéia do sono em graus leves, como: manter o peso ideal, evitar comer muito durante a noite e/ou dormir sob efeito de bebida alcoólica ou tranqüilizantes, já que estes cuidados garante um sono restaurador, tranqüilo e sem perturbações respiratórias – confirma a fonoaudióloga. Atualmente devido ao aumento de casos de Apnéia Obstrutiva do Sono a classe científica vem descobrindo e aprimorando técnicas de tratamentos, entre elas temos: 


EXERCÍCIOS FONOAUDIOLÓGICOS:
Os exercícios devem ser feitos com a orientação de um fonoaudiólogo, em frente a um espelho. Para manter os resultados conseguidos na fase inicial, em que os exercícios são mais intensos, eles devem ser continuados todos os dias. Ainda que esses exercícios não sejam uma solução definitiva para estes problemas, podem aliviar bastante o incômodo e melhorar a saúde de quem sofre com o ronco e a apnéia. Em alguns casos, os exercícios deverão ser feitos como um complemento a outros tratamentos (como o uso de placas para o maxilar, o CPAP ou a perda de peso).

CPAP
O CPAP, abreviatura do termo em inglês Continuos Positive Airway Pressure (pressão positiva contínua nas vias aéreas), é uma das armas no tratamento da apnéia obstrutiva do sono. O CPAP é uma pequena máquina, semelhante a um compressor de ar, que fornece, de maneira contínua, um fluxo de ar para o paciente. O paciente utiliza o aparelho quando for dormir e fica conectado a ele através de uma máscara facial.

CIRURGIA ORTOGNÁTICA (Cirurgia de avanço mandibular):

Cirurgia ortognática é o nome genérico de um procedimento cirúrgico odontológico que visa restabelecer um padrão facial normal em pacientes que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora do ideal. O tratamento com a cirurgia ortognática é um procedimento que engloba, sempre, a associação de um tratamento ortodôntico com um cirúrgico para propiciar melhorias estéticas e funcionais na face dos pacientes que a procuram. A cirurgia ortognática está indicada para pacientes com desarmonias esqueléticas e dentárias, cuja solução não pode ser propiciada apenas pelo tratamento ortodôntico – pois há um excesso ou falta de crescimento das bases ósseas da face- estas que podem causar ronco e apnéia.

TRATAMENTO CIRÚRGICO - UVULOPALATOFARINGOPLASTIA
A uvulopalatofaringoplastia é o procedimento cirúrgico com médico otorrinolaringologista, aconselhado aos adultos roncadores. É indicada para abrir a via aérea por trás do palato. Quando indicado adequadamente, auxilia no tratamento do ronco e da apnéia do sono.

APARELHO INTRA-ORAL


Em alguns casos de apnéia, um aparelho ortodôntico resolve o incômodo. O ortodontista tem  a preocupação em planejar o avanço mandibular de acordo com a necessidade e com as características individuais dos pacientes, através da análise detalhada (clínica e radiografica) das características individuais dos pacientes (forma da face, assimetrias, quantidade, amplitude e simetria dos movimentos mandibulares) e suas limitações, como nos casos de problemas com a Articulação Têmporo-Mandibular (ATM).

TRATAMENTO CIRÚRGICO -AMIGDALECTOMIA



Amigdalectomia é o procedimento cirúrgico com médico otorrinolaringologista de remoção das amígdalas. Essa cirurgia pode ser indicada - por diferentes motivos - em adultos ou crianças. Dentre os motivos mais usuais, temos a amigdalite de repetição, a hipertrofia importante das amigdalas e o acúmulo de alimentos no interior delas; respiração oral; ronco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário