terça-feira, 10 de abril de 2012

Crianças com preguiça de mastigar podem ter problemas de fala


Muitos pais preparam a comida dos seus filhos batendo tudo no liquidificador porque dizem que eles só comem se tudo estiver bem mole. Vida boa é essa, hein? Saiba que essa preguiça de mastigar é prejudicial para a saúde do seu pequeno diz a fonoaudióloga Tatiani que trabalha com motricidade oral dos “pequenos”. Vamos explicar o porquê da bronca. Na maioria das vezes, a preguiça de mastigar acontece pela hipotonia dos músculos da língua, lábios e bochecha, isto é, a flacidez desses músculos. Essa flacidez traz sérios prejuízos principalmente na formação dos dentinhos e aquisição da fala. Os músculos flácidos não conseguem fechar os lábios e a criança começa a respirar pela boca. A respiração oral deixa ainda mais os músculos flácidos e a respiração nasal fica mais difícil
Como corrigir?
Os danos são perigosos, mas há meios de prevenção para a preguiça de mastigar. O melhor exercício até 1 ano de vida da criança é a amamentação no peito. Ao sugar a criança exercita a região oral. Com mamadeira ou chupeta, o bebê não necessita fazer força alguma. Ao introduzir novos alimentos, a mãe nunca deverá bater os alimentos no liquidificador. As papinhas devem ser amassadas no garfo e oferecidas para a criança para que se acostume com as diferentes consistências, texturas e sabores, ao erupcionar os primeiros dentes superior e inferior deverá oferecer pedacinhos de frutas, legumes, carnes, grão de feijão para a criança pegar sozinha e levar na boca.

Outras dicas – Estimule a criança a mastigar bem, para não engolir a comida inteira e correr o risco de asfixiar. Faça da hora de comer um momento de carinho. Ter hora para as refeições e sentar-se à mesa mesmo com o cadeirão devem ser hábitos estimulados desde pequeno. Comer em frente à televisão, música alta ou fazer brincadeiras na hora da comida pode distrair a criança que não mastigará direito. Com um ano e meio a dois a criança já está apta a comer a mesma comida do adulto, sem a mãe precisar amolecer ou amassar. Respeitando cada fase, a musculatura oral terá força para o bom desenvolvimento das estruturas faciais, como arcada dentária e mandíbula, facilitando assim a respiração nasal e a aquisição da fala. É importante acompanhar o desenvolvimento da criança, evoluindo a consistência dos alimentos de acordo com a sua capacidade de mastigação.
É comum encontrarmos muitas pessoas preocupadas com a qualidade da sua alimentação, procurando sempre informações sobre o assunto, mas raramente encontramos pessoas que se preocupem com a sua mastigação. O crescimento harmônico da face precisa de exercícios, e esses são dados pelas funções da mastigação potente, pela deglutição e respiração saudáveis. Alimentos fibrosos estimulam a mastigação, melhorando o crescimento das arcadas dentárias finaliza  a fonoaudióloga.

Não é bom saber disso tudo? Então bom apetite! Procure um fonoaudiólogo para receber orientação.

16 comentários:

  1. Olá, boa tarde!

    Achei interessante a matéria acima pois meu filho tem 2 anos e 4 meses e ainda hoje na hora do almoço e janta preciso amassar a comida dele para que consiga comer direito. Se a testura da comida fica mais grossinha ele dá ancia de vômito. Entretanto quando come coisas a parte como pães, bolo, biscoito, carne, salgadinho, frutas, etc ele mastiga direitinho e engole. Estou bastante preocupada pois ele não está falando com clareza e tem dificuldades com algumas pronuncias (letra l e r). Será que isso pode estar causando problema na fala do meu pequenino? Por favor me ajude...

    Abraço, Cris VillaFlor

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris,
    Os sons da fala esperado para a idade do seu filho são: b; m; p; t; d; n; k; g; nh. Os sons como l e r espera-se que a criança pronuncie por volta dos 4 anos de idade, ok? Então mamãe, fique tranquila! Pense, se seu filho não tem dificuldade para comer texturas mais "durinhas" como carne e pão, porque amassar o restante dos alimentos? Hein?
    Se ainda restam dúvidas, converse sobre alimentação com pediatra que acompanha o desenvolvimento do pequeno ou consulte um fonoaudiólogo, ok?
    Um abraço,
    Bjo
    Tati

    ResponderExcluir
  3. Dra. Tatiani,
    Sou pai de uma garotinha de 18 meses. Nos temos um grande problema com alimentação, mesmo nessa idade ela se recusa a mastigar, tudo precisa ser amassado, menos pão e biscoitos e água e sal, aos quais ela já usa os incisivos para cortar. Acredito que tenhamos muita culpa nisso, ela tem um reflexo de vômito muito forte, qualquer coisa mais granulosa induz o vômito, e isso nos assusta, fazendo assim voltar para velha comida amassada. Em consequência disso ela ainda não verbaliza, algumas sílabas apenas. Já até cogitamos a possibilidade dela ter algum distúrbio, ao dificuldade fisiologia. Por favor, nos dê uma luz.

    ResponderExcluir
  4. Olá, "muita calma nessa hora"! Num primeiro momento, sugiro procurar um gastroenterologista pediatra para "resolver" o problema da aleimentação no que se refere à digestão dos alimentos e assim a criança aceitar alimentos mais consistentes; após sugiro que submeta-se a avaliação fonoaudiológica para orientações e conduta. Sem mais, coloco-me à disposição para dúvidas e esclarecimentos. Att. Tatiani

    ResponderExcluir
  5. Dra. Tatiani
    Meu netinho Pedro tem 1 ano e 10 meses. É bastante ativo, se comunica muito, mas maioria das vezes por vogais longas apontando com gestos e algumas vezes mistura consoantes, ainda não fala o q se entende ( só nós entendemos). Tem dentinhos bem afiados, porém não mastiga sólido, exceto alguns biscoitos, banana, pão tipo bisnaguinha, bolos. Sempre acabamos por bater a comida no liquidificador após tentativas de amassar com o garfo ou peneirar e dar a ele, mas ao colocar em sua boca, ele já tem ânsia e às vezes vomita. Ele já come sozinho a papa dele e adora. Almoça e janta . Minha filha está preocupada porque ele não fala e não mastiga o ideal para sua idade. Pode nos ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Estou com o mesmo problema. Fiquei muito preocupada agora em ler os comentários de mães com filhos de mais de 2 anos. Achei que era coisa passageira. Minha filha está com 1 ano e 5 meses mãe não come nada que não esteja liquidificado. Faz ânsia de vômito com tudo. Ela ainda mama no peito e, as vezes, dependendo do jeito que levo o peito à boca dela, até nisso ela faz ânsia! Toda vez que vou dar comida é uma novela aqui em casa. Vê-la cospir e ter vontade de vomitar o tempo todo não é nada agradável. Vcs têm alguém para indicar aqui em Brasília? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. ola meu filho desde os 6 messes tento dar comida pra ele mastigar ele nao quer saber a pediatra mandou bater no liquidificador por que ele chegava vomitar se desce so amassado ele vai faz mes que vem 4 anos mas nao mastiga e muito enteligente mas poem comida na bouca dele engole enteiro converso com ele mastiga a comida mais nada engole enteiro nao come fruta nem bolacha nada so lanbe o alimento e joga fora oque faço nao fala tudo ainda dr tatiane rossini desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  8. minha filha Maria Clara esta com 2anos e 3meses sempre comeu uma belezinha mais de 1 mes e meio pra ca come 2 colheres bonitinha depois nao mastiga fica guardando na bochechA o q faço..ela chupa chupeta sera q e isso???

    ResponderExcluir
  9. ela ja fala tudo porque sera q esta acontecendo isso me ajuda..

    ResponderExcluir
  10. ela ja fala tudo porque sera q esta acontecendo isso me ajuda..

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde
    Tatiani
    Meu nome é Cintia
    Tenho uma bebê de 1 ano 7 meses
    Ela não mastigar nada agora ela começou a comer bolacha uma bolacha por dia é um pedaço de banana
    Na hora de almoçar e um terror pois ela chora grita falar não mamãe e acabo tanto mamadeira para não ficar sem comer nada
    Eu queria saber um exercício para melhorar isso

    ResponderExcluir
  12. Dra.
    Meu filho tem 2 anos e não fala quase nada além de mama, olá e boneca ( é a cadela de casa), noto que ele canta as musiquinhas da galinha pintadinha, mas não só percebe que ele está cantando quem conhece a música porque não saem palavras mas sim balbucios. ele não come nada sólido, tudo é passado no liquidificador porque ele não mastiga, e tem tendência a vômito quando insisto. Estou desesperada, não sei o que fazer. Ajuda- me.

    ResponderExcluir
  13. Dra.
    O meu sobrinho tem 5 anos e nunca comeu nada sólido. Só come sopa passada, papinha Nutribén, iogurtes e fruta Blédina. Toda a família está bastante preocupada com esta situação, pois os pais dele não estão tomando nenhuma atitude em relação a isso. O menino fala, mas como uma criança de 3 anos e não de 5. A motricidade dele também não está ao nível de um menino da idade dele. O peso e altura estão bem, daí a mãe achar que não há nenhum problema. O que fazer?

    ResponderExcluir
  14. Olá , meu mebino tem 2 anos até então comia super bem , de uns dias pra cá , dou comida e ele guarda no canto da boca e fica enrolando muito , to passando um sufoco toda refeição está sendo assim , será uma fase? Ou pode ser o tal de desfagia ? Me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha bebê está desse mesmo jeito. Ela tem 1 ano e 4 meses. Vc descobriu o q pode ser ?

      Excluir
  15. Meu filho antes mastigava agora com dois anos e dois meses só fica chupando algumas coisas.ja tem outras coisas q ele mastiga,na hora das refeições de vez enquanto ele mastiga e depois volta a chupar os alimentos.o q pode ser e o q fazer?mim ajudem por favor

    ResponderExcluir