sexta-feira, 22 de junho de 2012

Chupeta: Vilã ou mocinha?

O uso da chupeta é um tema polêmico! 

Diversos estudos falam sobre  a interferência deste objeto no desenvolvimento da arcada dentária, no modo respiratório e na fala da criança. Outros autores defendem o uso da chupeta por ser um objeto capaz de acalmar o bebê. O que fazer então diante disso?

 

Primeiramente é preciso ter bom senso! A chupeta pode sim ser usada desde que seu tamanho esteja adequado à idade da criança e o seu formato tenha o menor impacto sobre a dentição (prefira as ortodônticas). 


 

Não deve ser usado por um longo período durante o dia, mas sim para acalmar a criança e permitir que ela se “organize” emocionalmente através da sensação de prazer gerada pelo ato de sugar,principalmente na ausência da mãe.

 

O uso da chupeta deve ser retirado aos poucos à medida que a criança cresce, se desenvolve e econtra outras formas de se satisfazer. 
 

O Bebê tem uma necessidade fisiológica de sucção (seja no peito, chupeta, dedo ou mamadeira) essa necessidade diminui à medida que ele cresce e se desenvolve por isso a oferta da chupeta deve ser também reduzida.

E você o que tem a dizer sobre isso? Deixe aqui a sua opinião!

Fonte: http://fonoemfoco.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Olá!
    Já pensaram que antes da chupeta a mãe precisa ser ouvida e na conversa perceber que o bebê se acalma de outras maneiras? Com a voz da mãe, do pai ou de quem cuida. Com uma música. Com um colinho, aconchego.
    Com uma mudança de posição ou atenção para ver se algo o imcomoda.
    Esta mãe que deseja acalmar o bebê com a chupeta poderá estar necessitando de ajuda especialmente na amamentação que é natural mas necessita de apoio em muitos casos.
    Gostei do bom senso! Mas o que ocorre é o uso indiscriminado com a chupeta já na lista de enxoval. dificil o bom senso funcionar no momento do pueprério tão delicado e sensível para a família em especial para a mulher. cada um fala uma coisa e a confusão leva ao uso da chupeta que poderá causar o desmame na medida que a sucção é diferente em seu ritmo.
    Abraço forte a quem ler este comentário de um assunto tão necessário.
    Mírian

    ResponderExcluir