quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Como tratar quem sofre de labirintite?


O Sistema Vestibular, também conhecido como labirinto, é o órgão que tem como principal função no corpo humano o equilíbrio. A terapia fonoaudiológica se propõe a atender pacientes com distúrbios vestibulares, exercitando o labirinto por meio de intervenção terapêutica com bons resultados na diminuição dos sintomas de enjôo, tontura, zumbido e mal-estar causados pela labirintite e outras labirintopatias. Para entender melhor nosso ouvido possui duas estruturas muito importantes que juntas formam o labirinto: a cóclea, responsável pela audição, e o vestíbulo, senhor do nosso equilíbrio. "As pessoas chamam qualquer distúrbio nessa região de labirintite. O correto seria falar em labirintopatia, sendo a labirintite uma delas, de origem infecciosa", corrige a fonoaudióloga Tatiani Rossini da Clínica Médica Biguaçu, que trabalha com reabilitação para pessoas com labirintite. O fato é que qualquer comprometimento do labirinto provoca tonturas, enjôo, desequilíbrio, surdez ou zumbido. "As causas podem ser diversas, desde açúcar no sangue em excesso até algumas disfunções hormonais e estresse", diz ela. Felizmente nove em cada dez vítimas resolvem o problema com o uso de medicamentos específicos prescritos por médicos otorrinolaringologistas e outras com exercícios fonoaudiológicos realizados.

 Veja abaixo alguns cuidados que melhoram a qualidade de vida do paciente que sofre de vertigens:

As pessoas que tem esta doença não devem ficar mais de três horas, durante o dia sem ingerir algum tipo de alimento. Deve evitar o uso do açúcar refinado, mascavado ou mel. Usar somente adoçantes dietéticos, se necessário. Aumentar a ingestão de água, beber de 4 a 6 copos de água por dia. É bom evitar chocolates, chás ou café. É também necessário evitar produtos industrializados, pois os corantes e os conservantes não fazem bem as pessoas que sofrem de vertigens. É aconselhável, tornar os legumes e verduras parte integral da sua alimentação. Deve-se evitar bebidas alcoólicas, repouso excessivo e evitar travesseiros altos. Caminhe pelo menos trinta minutos por dia. E assim terá uma vida mais saudável.Otite sem dor
§
Como visto acima a doença é incômoda, mas com possibilidades de tratar, portanto se perceber em seu organismo sintomas desta doença procure um especialista e comece seu tratamento assim que a mesma for diagnosticada, pois quanto mais cedo tratada  mais sucesso terá com a intervenção fonoaudiológica. Contato: www.tatianirossinifono.blogspot.com.br; 48-32433232.

Nenhum comentário:

Postar um comentário