quarta-feira, 12 de setembro de 2012

13 dicas para favorecer o contato visual no Autismo!

Conforme a fonoaudióloga Tatiani Rossini da Clínica Médica Biguaçu as orientações abaixo podem acontecer não só nos momentos das brincadeiras, mas sim, sempre que possível. A mesma ressalta que estas dicas têm como intuito auxiliar no dia – a –dia no que se refere ao contato visual, sem esquecer que cada criança é única e que a resposta individual é muito variável.



1-Posicione-se no mesmo plano que a criança.
2-Olhe-a sempre, mesmo quando ela não estiver te olhando.
3-Quando a criança olhar para você, procure não desviar o olhar. Se tiver que pegar algum objeto ou mostrar algo, espere que ela desvie o olhar de você primeiro.
4-Exagere em expressões faciais nas brincadeiras.
5-Direcione o olhar dela para você ou para o que você está mostrando.
6-A princípio, utilize qualquer coisa que for realmente atrativa para a criança.
7-Procure incentivar o olhar alternado, entre você e algum objeto de interesse.
8-Incentive-a a olhar seguindo o que você aponta (mais distante).
9-Traga objetos para o nível dos seus olhos, ao mostrá-los à criança.
10-Brinque com óculos, chapéus e tiaras divertidas. Seja criativo e busque usar adereços diferentes, principalmente no rosto e cabeça.
11-Brinque em frente ao espelho sempre, mesmo que a criança não se olhe o tempo todo. O espelho deve mostrar a criança de corpo inteiro.
12-Deixe alguns bonecos com rostos humanos bem acessíveis a ela e a você. Posicione-os perto das brincadeiras que vocês fazem, como se fossem um coadjuvante.  Contato: www.tatianirossinifono.blogspot.com.br (48)32433232.

Nenhum comentário:

Postar um comentário