sexta-feira, 15 de junho de 2012

PORQUE FICAMOS COM A SENSAÇÃO DE OUVIDO TAPADO QUANDO VIAJAMOS DE AVIÃO OU DESCEMOS A SERRA?

Conforme a fonoaudióloga Tatiani Aparecida Rossini da Clinica Médica Biguaçu, se a pressão atmosférica no ambiente for diferente da que a pessoa estava habituada, ocorre a sensação de ouvido tampado. A tuba auditiva ou trompa de Eustáquio é um canal que liga o ouvido médio à faringe e que ajuda a manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana timpânica. Como há uma ligação entre o nariz e o ouvido, toda vez que a pessoa deglute ou boceja, envia ar para a cavidade do ouvido – enfatiza a profissional. Uma sensação de pressão pode ser causada no ouvido por este processo de equalização em um avião ou em situações de mudança de altitude - na serra diz a especialista.



NA SERRA - Quanto mais perto do nível do mar, maior a pressão; quanto mais longe (cidades em montanhas) menor. O corpo leva algum tempo para se acostumar com a mudança de pressão.
NO AVIÃO - Quando o avião sobe, os gases se expandem, ou seja, ocupam mais espaço.



DICAS PARA DIMINUIR O DESCONFORTO!

Estar com nariz desobstruído; a ingestão de líquidos; o ato de mascar chicletes ou mesmo deglutir a própria saliva durante os procedimentos de vôo ou viagens à serra, ocasionam a ampliação momentânea da abertura do canal da tuba auditiva na sua porção nasal, ajudando no processo de equilíbrio das pressões – conclui a fonoaudióloga.
Outras causas que podem dar a sensação de ouvido tampado:
· Acúmulo de cera nos ouvidos
· Otites (infecção no ouvido)
· Perdas auditivas
· Doenças do labirinto (labirintite)
· Disfunção da tuba auditiva
· Obstrução Nasal
CONTATO: 48-32433232 ou no facebook: “Fonoaudióloga Tatiani Rossini CRFa./SC 8937”.

Um comentário:

  1. oi bom dia,estou ouvindo o eco da minha voz o que pode serja fui no otorrin,e ele disse que mues ouvudos estao limpos,me disse tambem que pode ser catarro,nossa como isso incomoda

    ResponderExcluir