sexta-feira, 15 de junho de 2012

PORQUE FICAMOS COM A SENSAÇÃO DE OUVIDO TAPADO QUANDO VIAJAMOS DE AVIÃO OU DESCEMOS A SERRA?

Conforme a fonoaudióloga Tatiani Aparecida Rossini da Clinica Médica Biguaçu, se a pressão atmosférica no ambiente for diferente da que a pessoa estava habituada, ocorre a sensação de ouvido tampado. A tuba auditiva ou trompa de Eustáquio é um canal que liga o ouvido médio à faringe e que ajuda a manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana timpânica. Como há uma ligação entre o nariz e o ouvido, toda vez que a pessoa deglute ou boceja, envia ar para a cavidade do ouvido – enfatiza a profissional. Uma sensação de pressão pode ser causada no ouvido por este processo de equalização em um avião ou em situações de mudança de altitude - na serra diz a especialista.



NA SERRA - Quanto mais perto do nível do mar, maior a pressão; quanto mais longe (cidades em montanhas) menor. O corpo leva algum tempo para se acostumar com a mudança de pressão.
NO AVIÃO - Quando o avião sobe, os gases se expandem, ou seja, ocupam mais espaço.



DICAS PARA DIMINUIR O DESCONFORTO!

Estar com nariz desobstruído; a ingestão de líquidos; o ato de mascar chicletes ou mesmo deglutir a própria saliva durante os procedimentos de vôo ou viagens à serra, ocasionam a ampliação momentânea da abertura do canal da tuba auditiva na sua porção nasal, ajudando no processo de equilíbrio das pressões – conclui a fonoaudióloga.
Outras causas que podem dar a sensação de ouvido tampado:
· Acúmulo de cera nos ouvidos
· Otites (infecção no ouvido)
· Perdas auditivas
· Doenças do labirinto (labirintite)
· Disfunção da tuba auditiva
· Obstrução Nasal
CONTATO: 48-32433232 ou no facebook: “Fonoaudióloga Tatiani Rossini CRFa./SC 8937”.

VACINAÇÃO!!!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Campanha: Cuide de sua voz!


Confira as dicas da fonoaudióloga Tatiani Rossini no artigo editado neste blog em: 27 de março de 2012 - "Voz é vida: cuide de sua voz!"




terça-feira, 29 de maio de 2012

Dia do Desafio 2012!



O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Na luta que travamos no dia-a-dia para sobreviver numa cidade, desenvolvemos tensões musculares as mais variadas e em regiões muito específicas, fortalecidas pela constante repetição de uso. Essas tensões em muito podem afetar qualidade de vida refere à fonoaudióloga Tatiani Rossini que trabalha com a reabilitação da respiração. “As tensões musculares são responsáveis por dificuldades respiratórias, articulatórias e demais envolvimentos da produção da voz e da fala”. A energia psíquica flui melhor por um corpo relaxado. As tensões funcionam como impedimento da passagem energética.
Para você que cadastrou para o dia do desafio segue dicas abaixo da fonoaudióloga Tatiani Rossini:
1º) TRABALHAR A RESPIRAÇÃO
   Dicas:
1-Desligue o celular;
            2-Sente-se em uma posição correta inspire e expire de forma lenta e profunda;
            3- Relaxe os braços e ombros soltando e abanando-os;
            4- Descanse seu maxilar;
5- Para relaxar as pernas solte seus pés.
 
l  Respiração Correta: nasal; ar filtrado e aquecido pelas narinas; encher desde a base do pulmão, suas laterais até às costas, sem levantar os ombros.

l  Respiração Incorreta: inspiração com elevação forçada das costelas e clavícula, mantendo o músculo abdominal contraído, erguendo os ombros ficando vermelhos olhos e pescoço.A laringe fica sob alta pressão, e pior ainda se a pessoa não articula bem, trancando os maxilares. Assim, a pressão é dupla e as nossas cordas vocais não podem vibrar livremente.


2º) ALONGAMENTOS:
a)Ombros: elevar e abaixar (circular) – rotação para frente e para trás;
b)Cabeça e pescoço:-cair lateralmente (circular);
                                  -pendulo de 180 graus C (p/ frente; p/ trás);
                                       -giro completo 360 graus (p/ um lado; p/ outro lado);
c) Rodar o pescoço em todas as direções:N;S;E;W
OBS: 5 x cada exercício.
d) alonge braços, pernas – o corpo todo se desejar!

3º) CAMINHADA (15 minutos)






Cuidado com o barulho na sala de aula!


Fonoaudióloga Tatiani Rossini CRFa./SC 8937


Olá amiguinho(a), você sabia que o limite suportável para nosso ouvido é 65 decibéis.

Mas o que são decibéis?
O decibel (dB) é uma medida da intensidade de sons que se faz usando um aparelho chamado decibelímetro. E se passar de 65 decibéis no ambiente em que estamos, o nosso organismo começa a sofrer. Para salas de aula o limite tolerado é de 40 a 50 decibéis. Muitas classes, no entanto, atingem mais de 70 decibéis, principalmente as que têm mais de 20 alunos.



O que pode acontecer com nossa saúde?
1)      gastrite (dor no estômago);                 
2)       insônia;         
3)       aumento do nível de colesterol;
4)      distúrbios psíquicos (problemas de cabeça);                 
5)      perda da audição
6)      irritação                             
7)      ansiedade                 
8)      desconforto e tensão.
9)      dificuldade para aprender (quando todo mundo fala alto, ninguém ouve nada direito e é difícil prestar atenção).
10)  Estresse.

Coitado do professor!
Na sala de aula, o professor faz tamanho esforço para ser ouvido que acaba gritando sem perceber. Com isso, fica vulnerável ao aparecimento de laringites (dor na garganta) e calos nas cordas vocais (rouquidão).

 VAMOS DIMINUIR O BARULHO NA SALA DE AULA AMIGUINHOS?
O que você acha de confeccionar um semáforo de papelão com a ajuda do professor. A idéia é indicar o volume de som na classe por meio das cores: verde (pouco barulho), amarelo (alerta) e vermelho (barulho excessivo). Pode ser confeccionado na aula de Artes e aplicado em todas as aulas.


DICA:

Quem muda as cores é o(a) professor(a), auxiliada por alunos eleitos pela classe( os mais quietinhos). Eles se baseiam na compreensão da fala da professora pela turma. Quando o vermelho aparece, todos verificavam por que o barulho tinha atingido o nível crítico.

Boa aula!!!!!!!