terça-feira, 17 de julho de 2012

DELÍCIAS DE SÃO JOÃO: Receita de alimentos para pessoas com Disfagia!

Canjica pastosa

A canjica é um doce típico da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por canjica ocorre no período das festas juninas. O termo canjica vem do banto (kanjica), é um tipo de papa elaborado com a farinha de milho branco ou milho verde ralado; levando também leite, manteiga, açúcar, condimentada com canela e servida quente ou gelada. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco. Para as pessoas com dificuldade para engolir esta receita é recomendada devido a sua consistência. Lembra-se que uma das formas do tratamento para estes pacientes, consiste em selecionar a consistência dos alimentos para evitar a aspiração do conteúdo para o pulmão, já que o objetivo principal do fonoaudiólogo com pacientes disfágicos é assegurar sua nutrição e hidratação, promovendo mudanças nos padrões alimentares. Anote os ingredientes e saboreie esta deliciosa receita!

Foto: Fonocozinhando
   
Ingredientes:
 . 250 grs de canjica branca
. 700 ml de leite
. 1 lata e 1/2 de leite condensado
. canela e cravos a gosto


Escolha e lave a canjica. Cozinhe a canjica na panela de pressão, colocando água para cozimento cerca de 3 dedos acima da canjica (normalmente eu acabo não deixando de molho, mas você pode deixá-la, se preferir). Se não deixou de molho, cozinhe por uns 30 min. Verifique se a canjica ficou bem macia (é necessário que ela fique bem macia para triturar melhor).
Após cozida, retire a água do cozimento, deixando uma quantidade mínima da água ainda na panela. Adicione o leite, os cravos e a canela em pó a gosto e coloque para ferver sem fechar a panela. Deixe por uns 15 min em fogo baixo. Adicione o leite condensado, misture e desligue o fogo. Após amornar, retire os cravos e triture tudo no liquidificador ou mixer para chegar à consistência desejada.


OBS. IMPORTANTE:


1. A quantidade de caldo adicionado aos grãos da canjica na hora de triturar (já pronta) é que vai definir a consistência. Para um pastoso fino é necessário adicionar aos poucos o caldo para que não fique um líquido espessado.


2. A canjica necessita ser bastante triturada para ficar homogênea. Não podem ficar gruminhos no creme da canjica. Se necessário, pode-se passar por uma peneira.


Fonte da receita: http://www.fonocozinhando.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário