Fonoaudióloga Tatiani Rossini CRFa./SC 8937
Olá amiguinho(a), você sabia que o limite suportável para nosso ouvido é 65 decibéis.
Mas o que são decibéis?
O decibel (dB) é uma medida da intensidade de sons que se faz usando um aparelho chamado decibelímetro. E se passar de 65 decibéis no ambiente em que estamos, o nosso organismo começa a sofrer. Para salas de aula o limite tolerado é de 40 a 50 decibéis. Muitas classes, no entanto, atingem mais de 70 decibéis, principalmente as que têm mais de 20 alunos.
O que pode acontecer com nossa saúde?
1) gastrite (dor no estômago);
2) insônia;
3) aumento do nível de colesterol;
4) distúrbios psíquicos (problemas de cabeça);
5) perda da audição
6) irritação
7) ansiedade
8) desconforto e tensão.
9) dificuldade para aprender (quando todo mundo fala alto, ninguém ouve nada direito e é difícil prestar atenção).
10) Estresse.
Coitado do professor!
Na sala de aula, o professor faz tamanho esforço para ser ouvido que acaba gritando sem perceber. Com isso, fica vulnerável ao aparecimento de laringites (dor na garganta) e calos nas cordas vocais (rouquidão).
VAMOS DIMINUIR O BARULHO NA SALA DE AULA AMIGUINHOS?
O que você acha de confeccionar um semáforo de papelão com a ajuda do professor. A idéia é indicar o volume de som na classe por meio das cores: verde (pouco barulho), amarelo (alerta) e vermelho (barulho excessivo). Pode ser confeccionado na aula de Artes e aplicado em todas as aulas.
DICA:
Quem muda as cores é o(a) professor(a), auxiliada por alunos eleitos pela classe( os mais quietinhos). Eles se baseiam na compreensão da fala da professora pela turma. Quando o vermelho aparece, todos verificavam por que o barulho tinha atingido o nível crítico.
Boa aula!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário