Segundo a fonoaudióloga Tatiani o ser humano já nasce com a necessidade de aprender uma língua para poder se comunicar com o mundo e assim, expressar suas idéias, emoções, desejos e opiniões. “Muito antes de nascer, a voz da mãe já impressiona o aparato auditivo do bebê, sendo um estímulo de tranqüilidade e conforto para a criança” – diz a terapeuta. Após o nascimento, a linguagem começa a ser adquirida através da interação com os pais e com o ambiente em que vive. É necessário que a criança seja estimulada, portanto converse, cante, relate, explore todos os momentos em que estiverem juntos. Conforme a profissional o desenvolvimento, dessa complexa função, ocorre espontaneamente e por etapas, existindo diferenças nas velocidades e estilos de aquisição, bem como, em diferentes culturas e línguas. Segue abaixo o que é esperado por idade:
0-3 meses: a criança distingue a voz humana de outros sons; produz sons representados por choro e sons de reflexos; inicia o balbucio, que vem a ser a repetição de sílabas sem significado funcionando como um treino dos órgãos da articulação.
4-5 meses: já percebe a qualidade do som ritmo, entonação e duração. Isso faz a criança compreender a situação sem, contudo, saber o que cada palavra significa.
7-9 meses: a criança apresenta uma variedade maior de sons, suas vocalizações vão se adaptando aos sons falados no ambiente familiar.
10-12 meses: surge a primeira palavra.
2 anos e 5 meses: o vocabulário aumenta muito, sendo capaz de expressar sentenças simples.
3 anos: a criança passa a entender a maior parte do que ouve dos adultos, fazendo uso de novas palavras e as utilizando para conseguir o que deseja.
4 anos: já é capaz de pronunciar adequadamente os fonemas (sons) de sua língua, sua fala está completa, devendo apenas aprimorar a linguagem.
O que é atraso de linguagem?
Um distúrbio de linguagem na criança, em geral, é determinado comparando-se o funcionamento de linguagem dessa com o da mesma idade que possui o desenvolvimento "normal". Os sinais de um distúrbio de linguagem mudam ao longo do tempo, uma vez que levamos em consideração o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Contato (48) 32433232.
Nenhum comentário:
Postar um comentário