Quando você conversa com seu filho você dá continuidade ao que ele diz ou você espera que ele fale cada vez mais?
As primeiras palavras de uma criança surgem por volta de um ano de idade. São palavras isoladas, mas que querem revelar muitas coisas. Uma palavrinha como "neném", pode ser dita por vários motivos: mostrar, compartilhar um interesse, pedir um boneco... E é neste instante que os pais, muitas vezes, perdem a, oportunidade de estimular. Como? Quando a criança fala a palavra geralmente o adulto confirma o que a criança falou e diz: "É!! O neném". Logo depois ele dá o boneco para a criança. Na esperança e empolgação de ver a criança pronunciar as primeiras palavras, o adulto pede para a criança repetir várias vezes o que ela disse e faz perguntas: "o que é isso" e a criança diz neném. Eu entendo que o adulto atendeu um pedido ao entregar o boneco ou confirmou para a criança que ela foi entendida, ou demonstrou muita alegria ao ver a criança falar. Isso tudo é muito importante!!! Faça isso também, mas não só isso, ok?
É preciso expandir a conversa, somente repetir o que a criança diz não ensina novas palavras, não dá continuidade ao diálogo. O diálogo é parte fundamental das interações sociais e comunicativas. Abrange o desenvolvimento de linguagem, a construção de frases e o aumento de vocabulário. A criança ainda fala pouco, mas entende muita coisa, por isso os pais têm o papel de mostrar novas palavras que podem ser reproduzidas. Expanda o diálogo!
Aqui vão algumas dicas para expandir o diálogo:
Se a criança disse uma palavra é porque ela já sabe esta palavra. Não repita. Insira a palavra numa frase curta com alguma informação adicional. - Neném.
- É! O neném é da Ana.
... Diminua o número de perguntas do tipo "o que é isso?", quando criança já aprendeu a palavra. Comece a fazer perguntas simples usando a mesma palavra (que ela já sabe) ou dê comandos adicionando palavras novas (que ela deve aprender).
- Que bonito! Tira o neném da caixa!
...
Incentive o faz de conta, que é uma brincadeira que estimula linguagem e permite muito diálogo.
- Faça o neném dormir.
- Coloque o neném na cama.
...
Adicione palavras fáceis de repetir ou sons onomatopaicos.
- O neném ri. Hahaha
...
Trabalhe os turnos do diálogo (uma vez a criança e outra você). Fale uma coisa de cada vez, permita respostas. Não dê várias informações ao mesmo tempo. A linguagem da criança está em construção e quando você usa muitas palavras que a criança não conhece, a comunicação é rompida. Se você aumenta o que a criança compreende, você dá muito mais possibilidades para que a criança se expresse.
Boa conversa!!!
Fonte: www.fonopriscilafelix.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário