quarta-feira, 28 de março de 2012

Qual a respiração correta?

A respiração e a postura estão intimamente interligados. Para realizar uma respiração correta é preciso estar numa postura adequada. O principal músculo da respiração é o diafragma, situado na base do pulmão: quando inspiramos o diafragma é estendido e quando expiramos ele sobe.

Respiração correta:

A inspiração deverá ser sempre nasal, pois assim o ar é filtrado e aquecido pelas narinas. Devemos encher desde a base do pulmão, suas laterais até às costas, sem levantar os ombros. Procura-se dilatar em todas as direções as costelas inferiores. Ao mesmo tempo, as paredes do abdômen se enchem de ar. Pode se controlar o movimento colocando uma mão no abdômen e outra nas costelas. É importante que a clavícula e os ombros não se movam. Utilizar o espelho é útil para vigiar e impedir movimentos desnecessários de tensão. Deve-se exercitar a inspiração nasal ainda que seja de boca aberta.


Respiração Incorreta:
Inspiram com uma elevação forçada das costelas e das clavículas, mantendo os músculos abdominais contraídos, erguendo os ombros, ficando vermelhos no rosto e pescoço. Esta respiração forçada tem consequencias desastrosas, em primeiro lugar para a voz. A laringe fica sob alta pressão, e pior ainda se a pessoa não articula bem, trancando os maxilares. Assim, a pressão é dupla e as nossas cordas vocais não podem vibrar livremente.



“Um bom estado de relaxamento é o melhor remédio para a cura de qualquer mal” (Deepak Chopra)

Tatiani Aparecida Rosini
Fonoaudióloga CRFa./SC 8937

Nenhum comentário:

Postar um comentário