Para aprender a respirar entre em contato com um fonoaudiólogo, certamente vai ajudar você!
terça-feira, 4 de setembro de 2012
terça-feira, 28 de agosto de 2012
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Iogurte grego para Disfagia
O iogurte sem dúvida é uma opção agradável para o paciente disfágico e que as famílias gostam de ter sempre em casa pela praticidade de “comprar pronto”, tendo sempre uma sobremesa ou lanche na geladeira. Porém, a maioria dos iogurtes tem uma consistência de líquido espessado ou líquido muito espessado, sendo poucos os que tem consistência pastosa fina. Isso faz com que o paciente, para consumir, necessita adicionar espessante para chegar à consistência que ele necessita. Agora, a Nestlé lançou o iogurte grego, de consistência mais firme e uma cremosidade incrível que é perfeito para os nossos pacientes disfágicos (com dificuldade para engolir). O indicado para aqueles pacientes que podem se alimentar somente com a consistência pastosa é a versão TRADICIONAL, pois as outras 4 versões possuem pedacinhos de polpa ou cereais. O iogurte realmente tem um sabor delicioso, com diferencial e a consistência não podia ser melhor. Ele possui 80% mais proteínas e 30% menos açúcares que os outros iogurtes, mas os diabéticos ainda não tem a versão sem açúcar aqui no Brasil (em breve deve ter).
Realmente, vale a pena indicar – e consumir!!!
Fonte:http://fonocozinhando.com/
Contato: Clinica Médica Biguaçu (48) 32433232; www.tatianirossinifono.blogspot.com.br
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Brincadeira do barulho
As onomatopéias são sons que usamos para designar algo. São sons representativos, pois fazemos uma espécie de imitação do som real usando "FALA". Exemplo: toc toc (batida na porta). As onomatopéias aparecem, na fala, por volta de um ano de idade e devem ser incentivadas. Para que a brincadeira fique ainda mais divertida, podemos usar miniaturas, figuras ou até mesmo objetos reais. O legal mesmo é inventar sons diferentes! Dramatizar! Elas também podem surgir nas primeiras etapas de faz-de-conta, em pequenas dramatizações.
DICA: O único cuidado que devemos tomar está relacionado ao nome do bicho ou objeto, ou seja, a onomatopéia não deve substituir a palavra. Sendo assim, não devemos dizer “este é o au au”. Devemos chamar o cachorro de cachorro e explicar que ele FAZ "au au". Essa é uma dica importante para sempre ampliarmos o vocabulário da criança.
Fonte:http://fonopriscilafelix.blogspot.com.br/2010/06/brincadeira-do-barulho.html
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Medicamento oral reverte sintomas de desordem relacionada ao autismo
Cientistas dos Estados Unidos descobriram que uma droga oral originalmente aplicada no tratamento do câncer é capaz de reverter um transtorno do espectro autista caracterizado por comprometimento cognitivo grave.Os resultados, divulgados no Journal of Clinical Investigation, revelam que camundongos tratados com o medicamento CincY apresentaram melhoria nas funções cognitivas, incluindo o reconhecimento de objetos novos, aprendizagem espacial e memória.A desordem, a deficiência de transportador de creatina (DTC) é causada por uma mutação na proteína transportadora de creatina que resulta no metabolismo deficiente de energia no cérebro. Ligada ao cromossomo X, ela afeta meninos mais severamente, as mulheres são portadoras e passam os genes para os filhos.Os cérebros de meninos com CTD não funcionam normalmente, resultando em déficits graves de fala, atraso no desenvolvimento, convulsões e retardo mental profundo. Estima-se que atualmente a condição afete cerca de 50 mil homens nos Estados Unidos.A equipe, liderada por Joe Clark da Universidade de Cincinnati descobriu um método para trata a condição com Cyclocreatina, também conhecida como Cincy, um análogo da creatina originalmente desenvolvido como um complemento ao tratamento do câncer. Eles então trataram ratos geneticamente modificados com a doença humana."Cincy entrou com sucesso no cérebro e inverteu os sintomas de retardo mental nos camundongos, com benefícios observados após nove semanas de tratamento. Ratos tratados apresentaram uma melhoria profunda nas habilidades cognitivas, incluindo o reconhecimento de objetos novos, a aprendizagem espacial e a memória sme nenhum efeito colateral", afirma Clark.Como uma droga reutilizada (originalmente desenvolvida para outra terapia), Cincy já passou pelo processo de aprovação. Ela é tomada por via oral como um comprimido ou em pó.
Fonte:http://caminhosdoautismo.blogspot.com.br/2012/07/medicamento-oral-reverte-sintomas-de.html.
Contato (48)32433232; www.tatianirossinifono.blogspot.com.br
terça-feira, 31 de julho de 2012
7 motivos para ir ao fonoaudiólogo
Os exercícios melhoram a forma de mastigar, engolir e até a sua respiração !
Trocar letras, língua presa e respiração oral: esses são os motivos que, geralmente, levam os pacientes ao fonoaudiólogo. Mas há outros motivos que justificam uma consulta. No momento em que uma pessoa tem dificuldades de comunicação, ela apresenta problemas de convívio social. A comunicação está associada diretamente com a qualidade de vida. Na infância, os pais obrigam as crianças a freqüentar sessões. Mais tarde, entretanto, esse tipo de consulta costuma fazer parte da rotina de poucas pessoas - em geral, aquelas que trabalham com a voz, como locutores, professores e atores. Mas são muitas as situações em que esse tipo de trabalho pode ser útil: a seguir, a lista 7 casos em que a consulta ao fonoaudiólogo é indicada.
Trocando as letras
A letra p pela letra b; a letra f pela letra s. Quando a criança troca as letras, é hora de consultar um fonoaudiólogo. Geralmente, é a escola que encaminha a criança ao fonoaudiólogo. Durante as sessões, são feitos exercícios que auxiliam na reprodução da letra. Quando há dificuldades com a letra l, por exemplo, os exercícios envolvem a ponta da língua, com a leitura de diversas palavras na frente do espelho. Entre essas palavras, há algumas com a letra l, incentivando a pronúncia correta.
Esses exercícios têm de ser divertidos, para estimular o envolvimento infantil. Um bom exemplo disso é o exercício que envolve a letra z: a fonoaudióloga sugere que a criança imite o zumbido da abelha. Na letra l, a brincadeira é estalar a língua no céu da boca, como o trotar de um cavalo. A criança precisa se interessar pelo exercício.
Esses exercícios têm de ser divertidos, para estimular o envolvimento infantil. Um bom exemplo disso é o exercício que envolve a letra z: a fonoaudióloga sugere que a criança imite o zumbido da abelha. Na letra l, a brincadeira é estalar a língua no céu da boca, como o trotar de um cavalo. A criança precisa se interessar pelo exercício.
Padrão respiratório
A consulta também pode ajudar o paciente a estabelecer um padrão respiratório. É muito comum crianças e adultos respirarem pela boca, o que diminui a imunidade e atrapalha a dicção.
Língua presa
Motivo de piada na época de escola, muita gente confunde o significado de língua presa. Na verdade, a língua é solta, passando dos dentes, o que dificulta a pronúncia de algumas letras. Geralmente, a língua dessas pessoas é flácida e exercícios para tonificar a língua melhoram a fala. Quando há problemas com a pronúncia da letra t, por exemplo, o exercício indicado envolve a ponta da língua.
Traumas na mandíbula
A fonoaudiologia ajuda também nos casos em que a mandíbula sofreu algum tipo de trauma e, por conta disso, surge dor na região, além de dificuldades na fala e problemas para articular a fala e a mastigação. A articulação da mandíbula fica travada após um trauma e exercícios de fortificação muscular auxiliam na recuperação, além de exercícios de alongamento da musculatura. Trocar letras, língua presa e respiração oral: esses são os motivos que levam os pacientes ao fonoaudiólogo.
Perda auditiva
Mesmo diante de uma perda grande da audição, a fonoaudiologia pode trabalhar a comunicação. Há dois métodos utilizados com pessoas que perderam a audição:
- compreender a fala: a fonoaudióloga ensina como entender a fala de outras pessoas que não sabem a linguagem de sinais.
- reproduzir os sons: por método sensitivo, a pessoa com problemas auditivos coloca a mão na garganta da fonoaudióloga enquanto esta emite um som. Diante da vibração que sente, a pessoa irá tentar reproduzir o som que a fonoaudióloga faz.
- compreender a fala: a fonoaudióloga ensina como entender a fala de outras pessoas que não sabem a linguagem de sinais.
- reproduzir os sons: por método sensitivo, a pessoa com problemas auditivos coloca a mão na garganta da fonoaudióloga enquanto esta emite um som. Diante da vibração que sente, a pessoa irá tentar reproduzir o som que a fonoaudióloga faz.
Resistência da voz
Chegar ao fim do dia com a garganta doendo ou totalmente sem voz é sinal de alerta quando isso se torna uma rotina, fato muito comum em profissionais que usam muito a voz, como é o caso de professores que passam o dia alterando a voz por conta das aulas. A fonoaudiologia entra no cenário ajudando na resistência muscular da prega vocal, tratando ou melhorando a qualidade de voz. A rotina pode levar ao aparecimento de calo ou nódulo. O conselho é, assim que o problema aparecer, ir ao fonoaudiólogo para que ele avalie se não há uma patologia e iniciar o aumento da resistência muscular da prega vocal. Da mesma forma que o atleta precisa se exercitar para competir, a voz também precisa de exercícios.
Disfagia
Há um profissional que trabalha em hospitais exclusivamente com pessoas que apresentam dificuldades para se alimentar após cirurgias ou acidentes que envolvam o uso de sondas.
Deixar de usar a musculatura por um tempo pode fazer com que o alimento desça pela laringe, podendo provocar o engasgo e também pneumonia por aspiração. Da mesma forma que a perna fica bamba quando o gesso acaba de ser tirado por um longo tempo, é preciso exercitar a musculatura da boca e da garganta novamente.
Deixar de usar a musculatura por um tempo pode fazer com que o alimento desça pela laringe, podendo provocar o engasgo e também pneumonia por aspiração. Da mesma forma que a perna fica bamba quando o gesso acaba de ser tirado por um longo tempo, é preciso exercitar a musculatura da boca e da garganta novamente.
terça-feira, 17 de julho de 2012
DELÍCIAS DE SÃO JOÃO: Receita de alimentos para pessoas com Disfagia!
Canjica pastosa
A canjica é um doce típico da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por canjica ocorre no período das festas juninas. O termo canjica vem do banto (kanjica), é um tipo de papa elaborado com a farinha de milho branco ou milho verde ralado; levando também leite, manteiga, açúcar, condimentada com canela e servida quente ou gelada. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco. Para as pessoas com dificuldade para engolir esta receita é recomendada devido a sua consistência. Lembra-se que uma das formas do tratamento para estes pacientes, consiste em selecionar a consistência dos alimentos para evitar a aspiração do conteúdo para o pulmão, já que o objetivo principal do fonoaudiólogo com pacientes disfágicos é assegurar sua nutrição e hidratação, promovendo mudanças nos padrões alimentares. Anote os ingredientes e saboreie esta deliciosa receita!Ingredientes:
. 250 grs de canjica branca
. 700 ml de leite
. 1 lata e 1/2 de leite condensado
. canela e cravos a gosto
Escolha e lave a canjica. Cozinhe a canjica na panela de pressão, colocando água para cozimento cerca de 3 dedos acima da canjica (normalmente eu acabo não deixando de molho, mas você pode deixá-la, se preferir). Se não deixou de molho, cozinhe por uns 30 min. Verifique se a canjica ficou bem macia (é necessário que ela fique bem macia para triturar melhor).
Após cozida, retire a água do cozimento, deixando uma quantidade mínima da água ainda na panela. Adicione o leite, os cravos e a canela em pó a gosto e coloque para ferver sem fechar a panela. Deixe por uns 15 min em fogo baixo. Adicione o leite condensado, misture e desligue o fogo. Após amornar, retire os cravos e triture tudo no liquidificador ou mixer para chegar à consistência desejada.
OBS. IMPORTANTE:
1. A quantidade de caldo adicionado aos grãos da canjica na hora de triturar (já pronta) é que vai definir a consistência. Para um pastoso fino é necessário adicionar aos poucos o caldo para que não fique um líquido espessado.
2. A canjica necessita ser bastante triturada para ficar homogênea. Não podem ficar gruminhos no creme da canjica. Se necessário, pode-se passar por uma peneira.
Fonte da receita: http://www.fonocozinhando.com/
. 1 lata e 1/2 de leite condensado
. canela e cravos a gosto
Escolha e lave a canjica. Cozinhe a canjica na panela de pressão, colocando água para cozimento cerca de 3 dedos acima da canjica (normalmente eu acabo não deixando de molho, mas você pode deixá-la, se preferir). Se não deixou de molho, cozinhe por uns 30 min. Verifique se a canjica ficou bem macia (é necessário que ela fique bem macia para triturar melhor).
Após cozida, retire a água do cozimento, deixando uma quantidade mínima da água ainda na panela. Adicione o leite, os cravos e a canela em pó a gosto e coloque para ferver sem fechar a panela. Deixe por uns 15 min em fogo baixo. Adicione o leite condensado, misture e desligue o fogo. Após amornar, retire os cravos e triture tudo no liquidificador ou mixer para chegar à consistência desejada.
OBS. IMPORTANTE:
1. A quantidade de caldo adicionado aos grãos da canjica na hora de triturar (já pronta) é que vai definir a consistência. Para um pastoso fino é necessário adicionar aos poucos o caldo para que não fique um líquido espessado.
2. A canjica necessita ser bastante triturada para ficar homogênea. Não podem ficar gruminhos no creme da canjica. Se necessário, pode-se passar por uma peneira.
Fonte da receita: http://www.fonocozinhando.com/
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