terça-feira, 23 de abril de 2013

Cuidando do seu sono!




*Dra. Tatiani Ap. Rossini - Fonoaudióloga - CRFa./SC 8937
 *Terapeuta autorizada em Vendas e Adaptação dos aparelhos CPAPs; BIPAPs; Concentradores de oxigênio; para tratamentos de Ronco e Apnéia.

Atendimento  Adulto, ao Idoso e Infantil                  Clínica Médica Biguaçu

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Iogurte grego para Disfagia



O iogurte sem dúvida é uma opção agradável para o paciente disfágico e que as famílias gostam de ter sempre em casa pela praticidade de “comprar pronto”, tendo sempre uma sobremesa ou lanche na geladeira. Porém, a maioria dos iogurtes tem uma consistência de líquido espessado ou líquido muito espessado, sendo poucos os que tem consistência pastosa fina. Isso faz com que o paciente, para consumir, necessita adicionar espessante para chegar à consistência que ele necessita. Agora, a Nestlé lançou o iogurte grego, de consistência mais firme e uma cremosidade incrível que é perfeito para os nossos pacientes disfágicos (com dificuldade para engolir). O indicado para aqueles pacientes que podem se alimentar somente com a consistência pastosa é a versão TRADICIONAL, pois as outras 4 versões possuem pedacinhos de polpa ou cereais. O iogurte realmente tem um sabor delicioso, com diferencial e a consistência não podia ser melhor. Ele possui 80% mais proteínas e 30% menos açúcares que os outros iogurtes- finaliza Tatiani.

 Realmente, vale a pena indicar – e consumir!!!
Fonte: http://fonocozinhando.com/2012/08/22/iogurte-grego-e-disfagia/

Proposta obriga hospitais a fazer teste da linguinha!


Proposta em análise na Câmara dos Deputados obriga os hospitais a realizar o chamado “teste da linguinha” (avaliação do frênulo da língua) em todos os recém-nascidos. Caso seja constatada a língua presa, o estabelecimento deverá realizar a cirurgia corretiva. As informações são da Agência Câmara. A medida é de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC). Conforme a proposta, os órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS), terão de instituir programas para registro, controle e acompanhamento dos pacientes, assim como da adoção das medidas cabíveis.

Segundo o autor, a realização do teste, criado pela fonoaudióloga Roberta Lopes Castro Martinelli, pode evitar todos os problemas provocados pela língua presa. Conforme o deputado, essa disfunção pode acusar “desmame precoce, baixo ganho de peso, e, desta forma, comprometer o desenvolvimento dos bebês”.

Fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2013/02/23/noticiasjornalbrasil,3011320/proposta-obriga-hospitais-a-fazer-teste-da-linguinha.shtml