sábado, 31 de março de 2012

RESPIRAÇÃO: UM INSTRUMENTO PARA SEU BEM ESTAR


Segundo a fonoaudióloga Tatiani Aparecida Rossini, CRFa./8937 que trabalha com reabilitação da respiração, respirar é uma de nossas funções fisiológicas mais importantes, já que a primeira coisa que fizemos ao nascer foi uma inspiração e a última coisa que vamos fazer nesta vida é uma expiração. “As pessoas nascem respirando com eficiência, para se avaliar o que significa isso, basta observar um bebê: a barriguinha sobe quando ele inspira e baixa quando expira” diz a terapeuta.


Problemas respiratórios e respirações mal realizadas levam pouca quantidade de oxigênio às células e, conseqüentemente, aumentam a quantidade de radicais livres dentro delas, “isto provoca uma aceleração no envelhecimento celular” refere à fonoaudióloga que acrescenta: uma respiração bem realizada traz inúmeros benefícios, além de ser capaz de retardar processo de envelhecimento. A ausência de uma respiração normal pelo nariz pode acarretar uma série de distúrbios no desenvolvimento físico e psicológico.

CURIOSIDADE


Você sabia que o cérebro humano corresponde a 2% do peso do corpo humano.
Assim:
Uma pessoa que pesa 100 quilos tem um cérebro com o peso de
2 quilos;
 Uma pessoa que pesa 75 quilos tem um cérebro com o peso de
1,5 quilo;
Uma pessoa que pesa 50 quilos tem um cérebro com o peso de 1quilo.
Todo oxigênio que você respira, quando vai para os pulmões, é consumido da seguinte maneira:
-80% do oxigênio respirado vai para o cérebro!
-20% restante vai para o resto do corpo:que é 98% do peso total!

Embora pese apenas 2% do peso do corpo, o seu cérebro consome 80% de todo o oxigênio que você respira.
Imagine que você respire por dia 100 metros cúbicos de ar!
-80 metros cúbicos vão alimentar seu cérebro (que pesa 2% do seu peso total).
-20 metros cúbicos vão alimentar seu corpo (que pesa 98% do seu peso total).

E PRECISA DE OXIGENIO PRA QUE?

Ora, para misturar com os carboidratos da comida, por exemplo, e fornecer combustível para as células. Carboidrato sozinho não funciona, oxigênio também não. E uma grande diferença: a falta de 5% de oxigênio no corpo dá enjôo e tontura, a falta de 10% pode fazer você desmaiar e a falta de 30% mata. “Se você respira mal, se sua respiração está curta, você alimenta mal o seu cérebro, o resto do corpo nem se fala” diz Tatiani.

Segue abaixo algumas conseqüências da respiração inadequada:
-NOITES MAL DORMIDAS, INDISPOSIÇÃO, CANSAÇO;
-RONCO – APNÉIA – AVC – PARADA CARDIORESPIRATÓRIA;
-INFECÇÕES;
-PROBLEMAS NA FALA;
-PROBLEMAS DE VOZ;
-FLACIDEZ NO ROSTO;
-RUGAS E MARCAS DE EXPRESSÃO;  
-MAU DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS;
-SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS QUE PERTUBA O SONO;
-DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA;
-ESTRESSE;
Podemos afirmar com certeza: respirar corretamente é melhorar a qualidade da sua saúde de maneira integral - finaliza Tatiani. Aprenda a respirar corretamente: consulte um fonoaudiólogo! Contato: Clinica Médica Biguaçu (48)32433232 e http://www.tatianirossinifono.blogspot.com.br/□.


Dicas para dormir bem...


quarta-feira, 28 de março de 2012

Qual a respiração correta?

A respiração e a postura estão intimamente interligados. Para realizar uma respiração correta é preciso estar numa postura adequada. O principal músculo da respiração é o diafragma, situado na base do pulmão: quando inspiramos o diafragma é estendido e quando expiramos ele sobe.

Respiração correta:

A inspiração deverá ser sempre nasal, pois assim o ar é filtrado e aquecido pelas narinas. Devemos encher desde a base do pulmão, suas laterais até às costas, sem levantar os ombros. Procura-se dilatar em todas as direções as costelas inferiores. Ao mesmo tempo, as paredes do abdômen se enchem de ar. Pode se controlar o movimento colocando uma mão no abdômen e outra nas costelas. É importante que a clavícula e os ombros não se movam. Utilizar o espelho é útil para vigiar e impedir movimentos desnecessários de tensão. Deve-se exercitar a inspiração nasal ainda que seja de boca aberta.


Respiração Incorreta:
Inspiram com uma elevação forçada das costelas e das clavículas, mantendo os músculos abdominais contraídos, erguendo os ombros, ficando vermelhos no rosto e pescoço. Esta respiração forçada tem consequencias desastrosas, em primeiro lugar para a voz. A laringe fica sob alta pressão, e pior ainda se a pessoa não articula bem, trancando os maxilares. Assim, a pressão é dupla e as nossas cordas vocais não podem vibrar livremente.



“Um bom estado de relaxamento é o melhor remédio para a cura de qualquer mal” (Deepak Chopra)

Tatiani Aparecida Rosini
Fonoaudióloga CRFa./SC 8937

terça-feira, 27 de março de 2012

Voz é Vida: Cuide de sua Voz!

 

A fonoaudióloga Tatiani Rossini que atua com fonoaudiologia clínica e educacional, afirma que todos os indivíduos devem se preocupar com a saúde de suas vozes, principalmente aqueles que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como os cantores, atores, padres, radialistas, leiloeiro, jornaleiro, advogados, empresários  e tele operadores. É importante que esses profissionais tenham conhecimento sobre o mecanismo de produção vocal e sobre hábitos vocais adequado. Tatiani refere que  desde o nascimento a voz humana já se manifesta através do choro, grito e riso e que todos somos reconhecidos e identificados através de nossa voz, sendo ela uma das expressões mais fortes, exclusiva do ser humano já que transmite muito mais que palavras, ela exprime nossos sentimentos mais ocultos. A mesma acresenta que apenas ouvindo a voz de alguém podemos supor o sexo, a idade, a raça e o nível sócio-econômico-cultural da pessoa. “Às vezes até imaginamos se o falante é gordo ou magro, novo ou idoso, bonito ou feio... mais ainda, formamos conceitos sobre sua personalidade, se é ou está no momento: agressivo, calmo, ansioso, feliz, triste, afetuoso.” – diz a fonoaudióloga.
Como é produzida a voz?
Conforme a profissional, a voz é produzida quando o ar que vem dos pulmões passa entre as pregas vocais localizadas na laringe, fazendo-as vibrar, produzindo então, um som. Entretanto, esse som precisa ser amplificado por cavidades de ressonância, ou seja, pela faringe, boca e nariz, sendo modificado também pelos dentes, lábios, língua e palato mole (parte posterior do “céu da boca”).



Como perceber um problema de voz?
Segundo a fonoaudióloga o aparecimento de rouquidão, cansaço vocal, perda da voz, dor ou sensação estranha na garganta ao engolir, garganta seca, saliva grossa, pigarro, ardência e falta de ar são sinais que há algo errado na produção da voz. Podem ser sinais de patologias que acometem a laringe, podendo estar relacionadas ao mau uso e/ou abuso vocal. A consulta com um médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo é necessária caso os sintomas persistam por mais de 15 dias.
O que pode fazer mal para voz?
Tatiani nomeia alguns fatores que podem prejudicar a voz como: fumo, álcool, ar condicionado, falar muito alto, falar sussurrado ou cochichado, posturas corporais inadequadas, substancias alérgicas ou ambientes empoeirados. Adiciona que pigarrear ou “raspar a garganta” oferece a sensação de que se elimina um corpo estranho na laringe, aliviando o sintoma de pressão na garganta, com eventual melhora da voz, porém, tal gesto é uma agressão para as pregas vocais, piorando a condição da laringe.  Diz ainda que  alimentos e bebidas muito gelados são sempre nocivos, pois o choque térmico causa uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais. A fonoaudióloga lembra que a alimentação também pode refletir na voz, já que alimentos pesados e muito condimentados lentificam a digestão e dificultam a movimentação livre do músculo diafragma, essencial para a respiração;  a mesma adverte que  alimentos como o leite, chocolate (e seus derivados); e mel aumentam a secreção de muco do trato vocal, prejudicando a ressonância, e induzem à produção de pigarro; já a cafeína resseca ao tecidos das pregas vocais; bebidas gasosas favorecem a flatulência, prejudicando o controle da voz.
O que faz bem para voz?
A profissional recomenda alguns itens abaixo:
Hidroterapia (Água): Para que ocorra a vibração das pregas vocais de modo livre e com atrito reduzido é essencial que a laringe esteja bem hidratada, assim como todo o trato vocal; ideal: 2 litros p/ dia;
Esportes: Alguns esportes favorecem mais a nossa produção vocal do que outros: a natação e o caminhar são muito indicados, pois ativam todo o corpo e melhoram nossa respiração;
Evitar pastilhas refrescantes - elas são como anestésicos e podem permitir o abuso vocal;
Articular bem as palavras, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal;
A maçã e frutas cítricas, por sua ação adstringente auxilia a limpeza da boca e da faringe, favorecendo a voz com melhor ressonância;evita o pigarro, capaz de machucar as cordas vocais;
Mastigar bem os alimentos, dar preferência aos leves e evitar os muitos temperados;

Realizar exercícios de respiração, de relaxamento e de aquecimento vocal orientados pelo fonoaudiólogo, principalmente no momento que antecede o uso profissional da voz;
 Em geral a rouquidão resulta de um pólipo, que é um inchaço nas cordas vocais, ou um calo, que nada mais é do que um nódulo provocado pelo atrito entre elas. O certo é ficar de ouvidos bem ligados para diferenciar uma aspereza vocal passageira, provocada por uma gripe ou algo assim, daquela que denuncia um problema mais grave –finaliza Tatiani. Procure um fonoaudiólogo para receber orientação quanto ao tratamento mais adequado ao seu caso.

Como prevenir rugas?

Prevenção de rugas

A fonoaudiologia tem uma novidade que pode auxiliar na prevenção de rugas no seu dia a dia. “Por meio do movimento dos músculos envolvidos na mastigação, deglutição, fala e mímica facial, é possível atenuar rugas e sinais de expressão”, revela Tatiani. Segundo a fonoaudióloga que trabalha com estética facial a maioria das pessoas tem preferência mastigatória por um dos lados. “Há maior força e contração muscular do lado preferencial e menor do lado oposto, o que gera assimetria facial” garante. “Outro problema é que ao engolir os lábios são comprimidos para compensar a movimentação errada da língua”, afirma Tatiani, explicando que as contrações musculares causam pregas e sulcos. “Para que a mastigação seja benéfica, a dica é alternar a colocação do alimento, ora do lado direito, ora do lado esquerdo” diz Tatiani. Ao engolir, deve-se usar a força de contração na língua, em vez de apertar os lábios” afirma a fonoaudióloga. Para que esses padrões se tornem automáticos, é necessária a repetição consciente durante as refeições.

Tratamentos realizados em consultório: Estética da face (rugas e marcas de expressão);Dificuldades na fala e na escrita; Aperfeiçoamento de voz e oratória (aprimorando também a capacidade de comunicar-se em público);Tratamento do Ronco, da respiração, sucção, mastigação, deglutição, fissura lábio palatina, apnéia obstrutiva do sono;Reabilitação da audição.
Contato: Clínica Médica Biguaçu (48)32433232

É bom usar cotonete?


O mau uso de cotonete pode causar perfuraração do tímpano, paralisia facial e infecções de ouvido.


Limpar os ouvidos com cotonete já virou um hábito para grande parte da população brasileira, que vê a atitude como uma parte da higiene geral do corpo. São minutos gastos com o esfrega-esfrega do cotonete, tudo para não deixar nenhum resquício de cera nos canais externos do ouvido. O problema, que muita gente desconhece, é que esse pequeno hábito pode gerar diversos riscos para saúde dos ouvidos, podendo ocasionar lesões sérias, que necessitam de cirurgia para correção. Os cotonetes fazem parte da vida moderna, estão na lista de compras de mês de muitas famílias e no enxoval de quase todo recém-nascido. A indicação, como um dos fabricantes anuncia na embalagem, é para a “higiene diária das orelhas”, além dos mais diversos usos: aplicação de medicamentos, retoque de maquiagem, etc. No caso das orelhas, tudo bem se os cotonetes forem usados com a devida cautela, o que freqüentemente não acontece, por isso falta uma advertência na embalagem alertando para a inadequação do uso do cotonete dentro do canal do ouvido externo. Um problema bastante comum é a otite média. Essa é uma infecção causada por microorganismos que podem ser transportados também pelo cotonete. Em alguns casos, os cotonetes podem ainda perfurar a membrana do tímpano, causando sangramento e lesões mais graves na região, como a surdez parcial. O uso de cotonete pode também empurrar a cera para dentro do ouvido, formando um “tampão de cera” e causando sensações como surdez, zumbido, desconforto e, às vezes, dor. Isto também ocorre quando o ouvido produz cera em excesso (não se sabe exatamente a causa). Nesses casos só o médico pode resolver, retirando a cera, cuidadosamente, com instrumentos próprios para evitar traumatismo do canal auditivo, infecção e mesmo perfuração. Outro caso é que, pesquisadores americanos (Hospital Henry Ford) tem notado a ligação direta entre o uso de cotonetes e tímpanos rompidos, o que também pode resultar em paralisia facial.



Sintomas do tímpano rompido pelo cotonete:

Na falta da cera protetora, problemas começam a aparecer no ouvido: coceira, dor, inflamação, corrimento de secreção e muitas vezes infecção. Isto também acontece com as pessoas que não produzem a cera e, por isso, têm necessidade de um tratamento especial para resolver a situação. Outros sintomas:perda de audição, tontura e irregularidades na movimentação facial. É comum que, por desconhecimento e para aliviar a coceira, as pessoas intensifiquem o uso do cotonete na busca de algum alívio, que, quando ocorre, é momentâneo e logo traz de volta, ampliado, o mesmo mal estar.

Então, como limpar os ouvidos?
A melhor forma é limpar os ouvidos após o banho com a ponta de uma toalha limpa e apenas onde o dedo pode alcançar - e esse dedo não deve ser o mindinho! “Quando sentir um entupimento achando que é necessário limpar por dentro procure um otorrino", completa Tatiani. Contato: 48-32433232 –Clínica Médica Biguaçu.

Ronco em Foco

Em cada grupo de dez pessoas, três roncam. E quem pensa que o barulho é o pior malefício que o ronco pode causar está enganado. Quando a pessoa ronca, ela tem o sono fragmentado. E essa falta de sono contínuo provoca a diminuição da oxigenação do organismo. O ronco é o primeiro sinal de que o organismo emite para alertar que existe alguma coisa errada. Se não tratado, ele pode evoluir ainda para apnéia do sono, que é uma parada respiratória que ocorre durante o sono. A apnéia está relacionada com problemas à saúde como: arritmias, pressão alta, cansaço, sonolência diurna, irritabilidade, infarto e derrame cerebral. “Pessoas com distúrbios do sono têm três vezes mais risco de sofrer infarto ou acidente vascular cerebral”, alerta a fonoaudióloga Tatiani Aparecida Rosini CRFa./SC 8937. Segundo Tatiani, a posição de dormir pode ajudar a controlar o problema nos casos mais leves porem não é considerada como tratamento.  “Dormir com a barriga para cima facilita o ronco porque a ação da gravidade empurra a língua na direção da garganta e obstrui a passagem de ar”, afirma, acrescentando que a obesidade é outro fator que propicia o ronco.

Tratamento: Existem várias formas de tratamento, como exercícios fonoaudiológicos para fortalecer a musculatura da garganta, o emagrecimento, uso de aparelhos bucais e até cirurgia.

Diminua ronco e apnéia com exercícios fonoaudiológicos!

 

Diminua o Ronco e a Apnéia com exercícios fonoaudiológicos!                                                                                     

                                                     

O ronco é um ruído predominantemente inspiratório produzido pela vibração das partes moles da orofaringe. Normalmente a inspiração é iniciada pelos músculos da asa do nariz e propaga-se pela faringe, laringe e parede toráxica até alcançar o diafragma. Sabe-se que de acordo com as fases do sono ocorre um excessivo relaxamento muscular e também uma alteração da coordenação entre as contrações do diafragma e dos músculos da orofaringe. Se os tecidos moles estiverem hipotônicos (flácidos) ao entrarem em relaxamento tornam-se mais volumosos e flácidos, gerando o ronco.


A sonolência é a queixa de metade dos casos que chegam ao consultório, e mais da metade destes apresentam Síndrome da Apnéia do Sono, um distúrbio freqüente e pouco conhecido. O paciente com S. A S. apresenta ronco intenso entrecortado por pausas de 20 a 40 segundos. A única forma do paciente voltar a respirar é despertando (são breves despertares e podem ocorrer várias vezes por noite) , alterando assim , a qualidade do sono fazendo com que o paciente levante cansado, irritado e sonolento, podendo causar falta de atenção, aumento da pressão arterial, dificuldade na memória além de outros sintomas. Há vários tratamentos dependendo das causas do ronco e da apnéia. Entre eles, estão a cirurgia, a farmacoterapia, dietas, uso de respiradores artificiais e agora, o novo tratamento, baseado em exercícios fonoaudiológicos que objetivam fortalecer a musculatura da garganta envolvendo a língua e o palato mole (parte posterior do céu da boca) podendo reduzir em até 40% a gravidade e os sintomas da apneia do sono -distúrbio que tem como características ronco alto e interrupções da respiração durante o sono.
Os exercícios devem ser feitos com a orientação de um fonoaudiólogo, em frente a um espelho. Para manter os resultados conseguidos na fase inicial, em que os exercícios são mais intensos, eles devem ser continuados todos os dias. Ainda que esses exercícios não sejam uma solução definitiva para estes problemas, podem aliviar bastante o incômodo e melhorar a saúde de quem sofre com o ronco e a apnéia. Em alguns casos, os exercícios deverão ser feitos como um complemento a outros tratamentos (como o uso de placas para o maxilar, o CPAP ou a perda de peso).

Procure um fonoaudiólogo para receber orientação quanto ao tratamento mais adequado ao seu caso. Contato: (48)32433232

O teste da orelhinha

As falhas auditivas atingem de três a cinco bebês brasileiros em cada mil nascimentos. Mas escute: cerca de 75% delas são detectáveis ainda no berçário e quase todos os casos podem ser solucionados ou, ao menos, amenizados se acompanhados antes de a criança completar 1 ano. O famoso teste da orelhinha — também conhecido por triagem auditiva neonatal — não demonstra o grau de deficiência auditiva, mas acusa se a função do ouvido está normal ou não. A avaliação, que demora entre cinco e dez minutos, é feita com um aparelho que emite ondas acústicas. "Elas ativam áreas do ouvido que, se estiverem normais, produzirão por sua vez emissões otoacústicas — sons da atividade de células da cóclea", explica Tatiani Aparecida Rossini, fonoaudióloga da Clínica Médica Biguaçu. O exame não tem contra-indicação, não dói nem sequer causa incômodo. Quando a criança chega à idade pré-escolar é bom repetir o teste, por segurança, lembrando que por trás de dificuldades de aprendizado pode existir uma audição que se tornou problemática depois de sucessivas otites ou até mesmo por acidentes domésticos — por exemplo, quando mãozinhas inocentes enfiam objetos nas orelhas. A fonoaudióloga ainda lembra que um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. “O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de ser erguido pelo doutor em sua apresentação ao mundo” – ressalta Tatiani. Isso acontece a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz. É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem. O grande problema é que a maioria dos diagnósticos de perda auditiva em crianças acontece muito tardiamente, com três ou quatro anos, quando o prejuízo no desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de linguagem da criança está seriamente comprometido. Bom, depois dessas informações fica mais fácil saber a importância do Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal, que é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. “Ao contrário do nome parecido com o teste do pezinho, no Teste da Orelhinha não é preciso fazer um furinho na orelha do bebê”- finaliza Tatiani. Para que isso não aconteça, procure o pediatra, um médico otorrinolaringologista ou uma fonoaudióloga quando houver alguma suspeita de perda auditiva no seu filho. Contato: Clínica Médica Biguaçu (48)32433232.
O teste é obrigatório por lei?
Sim, desde o dia 2 de agosto de 2010 o exame é obrigatório e gratuito.

Água: Não espere a sede chegar!




 
Conforme a fonoaudióloga Tatiani Aparecida Rossini que trabalha com Aperfeiçoamento de voz e oratória; Reabilitação da Musculatura Facial; Reabilitação da Respiração e Disfagia (dificuldade de engolir), a água desempenha diversas funções no organismo, sendo vital o seu consumo adequado. “Ela tem importante participação nos processos de digestão, absorção, transporte de nutrientes, oxigênio; auxilia a regulação  do equilíbrio térmico (temperatura do corpo); auxilia a eliminação de toxinas pela urina; mantém o tônus muscular, permitindo que o músculo se contraia e prevenindo a desidratação deixando a pele com aspecto saudável (hidratada); ajuda a prevenir o aparecimento de pele flácida e ainda é utilizada no processo de respiração e melhora a voz” afirma.
Você sabia que a água é a molécula mais importante do corpo humano, presente em maior abundância no nosso organismo?  E que o corpo Humano é constituído em 70% por água.

Como verificar se o corpo está desidratado?
Segundo a profissional sintomas como problemas de memórias de curto prazo, dificuldade de concentração, além de boca seca, lábios rachados, confusão mental e diminuição da urina podem ser sintomas de desidratação.
Quais são as formas de ingerir água?
A indicação padrão é o consumo de 02 litros de água por dia, o que equivale a 08 copos de 250ml cada ou 04 garrafas de 500ml. É importante ressaltar que para voz o ideal é ingerir em pequenos goles para sempre deixar hidratada a laringe diz Tatiani.
É verdade que não devemos esperar pela sede para nos hidratarmos?
A fonoaudióloga refere que o corpo humano não consegue "estocar" a água que se consome porque ela é eliminada diariamente e em grandes quantidades pelo suor, urina, fezes e outras funções do corpo. Por isso, a água precisa ser reposta constantemente , já que quando os níveis de água no organismo se reduzem, ele passa a trabalhar em menor intensidade para poupar líquidos e prevenir a desidratação. “Quando sentimos sede já estamos em processo de desidratação” afirma. Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos. A sede, em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo.
O que deve fazer uma pessoa que não consegue beber uma quantidade razoável de água diariamente?
Se você quer ser saudável, crie o hábito de levar sempre uma garrafa com água na bolsa ou fazer pequenas pausas para garantir uma reposição adequada e assim, manter a saúde e funções básicas do organismo. Ao olhar para a sua garrafinha, você automaticamente irá lembrar que tem que tomar água- finaliza Tatiani



TESTE: Você respira bem?

Respirar pela boca causa desde infecções, problemas na fala até flacidez no rosto.

Já prestou atenção na sua respiração? Ela é responsável pela saúde e bem-estar do dia-a-dia e, quando incorreta, pode oferecer problemas a curto e longo prazo além de garantir noites mal dormidas, perda de paladar, defeitos na face e desalinhamento dos dentes.
Tatiani explica que, quando respiramos pela boca perdemos a segurança que as vias nasais oferecem além de apresentar riscos para a laringe, traquéia e pulmões. “Uma das funções do nariz é filtrar o ar, protegendo seu corpo contra uma série de microorganismos e, quando você respira pela boca, essa triagem deixa de ser feita” afirma à profissional. O problema é que diante de qualquer dificuldade de respirar pelo nariz, nosso corpo automaticamente passa essa função para a boca, e nos acostumamos facilmente com essa condição. Num adulto, passa pelo nariz cerca de 15 a 20 mil litros de ar por dia. Quando apresentamos qualquer doença que impeça ou dificulte a passagem de ar por ele, começamos a utilizar a boca como via respiratória. Depois de algum tempo respirando pela boca, o organismo acaba exposto a diversos problemas de saúde. Infecções, como as faringites e amidalites, estão entre elas. Em crianças, a respiração bucal altera o posicionamento da língua, gerando distúrbios da deglutição, e leva a uma flacidez da musculatura face, que passa a ser menos exigida. Com o decorrer dos anos, principalmente as crianças que ainda estão em desenvolvimento, podem sofrer deformidades da arcada dentária e dos ossos da face e conseqüentemente “problemas na fala” enfatiza Tatiani.

Veja como o teste abaixo pode ajudar a identificar quem sofre desses problemas:
1) Você range os dentes (bruxismo) durante o sono?
(   ) Sim   (   ) Não

2)Você fica com a garganta seca durante a noite ou precisa se acordar para beber água?
(   )  Sim   (   ) Não

3)Você ronca ?
(   ) Sim   (   ) Não

4)Tem pressão alta ou toma remédios para controlá-la?
(   ) Sim   (   ) Não

5)Você acorda mal humorado ou cansado com freqüência?
(   ) Sim   (   ) Não

6)Sente dor de cabeça pela manhã?
(   ) Sim   (   ) Não

7)Tem dificuldade para se concentrar ou problemas de memória?
(   ) Sim   (   ) Não

8)Você acorda no meio da noite engasgado ou sufocado?
(   ) Sim   (   ) Não

9) Apresenta em alguns momentos perda de paladar e falta de apetite?
(   ) Sim   (   ) Não

10)Tem histórico familiar de parentes que roncam?
(   ) Sim   (   ) Não

11)Apresenta com freqüência sinusite,amigdalite ou faringite?
(   ) Sim   (   ) Não

12)Apresenta rinite?
(   ) Sim   (   ) Não

13) Você acha que pode ter  adenóide ou desvio de septo nasal?
(   ) Sim   (   ) Não               

14) Tem atraso no crescimento ósseo (crianças)?   
(   ) Sim   (   ) Não               

15) Tem déficit de atenção e hiperatividade?
(   ) Sim   (   ) Não

16) Tem dificuldade de aprendizado?
(   ) Sim   (   ) Não

RESULTADO: Se você marcou “SIM” em pelo menos 5 questões é hora de se preocupar e procurar ajuda de um profissional especializado.


Tratamento: Existem várias formas de tratamento, como exercícios fonoaudiológicos para reabilitação da respiração, tratamento de alergias, uso de aparelhos bucais e até cirurgia. As pessoas acabam se acostumando a essa condição e não procuram tratamento. Isso pode ser um risco para a saúde, trazendo diversos problemas futuros. Procure um fonoaudiólogo para receber orientação quanto ao tratamento mais adequado ao seu caso. Contato: Clínica Médica Biguaçu 48-32433232.